domingo, 24 de outubro de 2010

Histórias do meu lugar


Histórias do meu lugar

Ao olhar pela janela.
O sol brilhava sem parar.
Avistei a linda praia e um barquinho a navegar.
Então comecei a lembrar das histórias que minha avó contava desse maravilhoso lugar.


Algumas histórias de pescadores,
Que bem cedo vão trabalhar,
Tentando com muita luta o seu pão ganhar
Muitas vezes saindo
Sem ter certeza de voltar



Outras histórias indígenas,
Revelam como foi fácil achar o nome do meu lugar,
Pois é só falar:
-Mataram a índia Isis!
E veio a homenagem a pérola Marataízes.

Na casa do artesão
Também encontramos histórias!Quem diria?!
Da taboa se faz a arte da famosa cestaria
Vemos a tradição passar de geração em geração
Confeccionada com cuidado, paciência e dedicação


Na lagoa do Siri, permanece a tradição comer o maravilhoso jambalaio a moda maratimba prato típico da região entre a lagoa e o mar você pode escolher um paraíso temos a oferecer.


Nesta terra cheia de encanto você pode desfrutar de um pedacinho do Espírito Santo, histórias não vão faltar.
O cenário com praias, lagoas e ilhas é o que você vai achar.Aqui também você encontra a deliciosa peroá.Um peixe muito saboroso vale a pena experimentar


Ao caminhar pela ponte sobre o Rio Itapemirim
Avisto o palácio das Águias e volto a recordar
-Ah se todo lugar fosse assim como o meu
Cheio de belezas e histórias, contadas pelos seus moradores
Registradas em suas memórias.

Essa história não tem um ponto final.
Pois no nosso litoral temos o pré-sal
Espero que o progresso que ele irá trazer
Permita que belas histórias
Continuem a acontecer.
(Nicolly Pereira das Neves/5ªF/Professora: Angélica)



Tentando achar resposta   

A leitura pra mim, 
é algo sem explicação
não sei o porquê
mais acho que a resposta
está em meu coração                                     










Um dia tentei descobrir
o que mais quero saber, 
comecei lendo um livro...
E então comecei a entender.












De repente                                                                                    achei a resposta
e logo depois vi que foi tão fácil descobrir.



E não acreditei, que eu fiquei
tanto tempo assim sem entender, 
o que é um livro pra mim











 Hoje digo, com precisão
consegui achar a resposta e agora detravo 
a leitura em meu coração!



Achando a resposta
o mundo fica fácil de entender
pois é só querer
Começando a ler!
                                                                  

5 comentários:

  1. parabéns pelo seu texto fiko ótimo!!!

    ResponderExcluir
  2. o seu texto ficou muito criativo e interessante.
    parabéns !

    ResponderExcluir
  3. prima ficou muito show o seu texto amei ele,é realmente bom como as pessoas falam do seu texto parabéns pelo o seu ótimo trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amandinha tatah e bebela...
    o seu poema foi o mais cirativo ficou muito bonito
    realmente, ele fala na nossa cindade maravilhosa
    gostei muito

    ResponderExcluir
  5. ta otimo parabens voce foi uma menina esforsadae foi para o entado comvesse poema agora vai ate o final te dou muita sorte para ir longe pois o seu futuro esta conprometido com esse texto e sua clanse e grande de pode ganha o primeiro lugar la em brailia voce vai comssegir um conselho de sua melhr amiga que tem te observado des do comesso do ano que voce tem se enpenhado para chegar onde enta agora vc merese por tudo o qe voce tem o seu texto ficou massa voce teve griatividade parabens


    aluna:gabriella 5f

    ResponderExcluir